Utilizamos cookies neste website para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e análise de tráfego. As informações de uso do nosso site são compartilhadas com parceiros de mídia social, publicidade e análise. Só utilize este website se concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade além das políticas para os serviços de terceiros utilizados neste website.

Aceitar e fechar aviso
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Como funciona um concurso

Informações para quem quer saber como ingressar num cargo público



Os concursos públicos já são bem conhecidos por muita gente, mas cada dia mais pessoas se interessam pela estabilidade no emprego e por nunca terem participado de um certame desses ficam curiosas para saber como funciona um concurso público.

O processo é simples e não há mistério algum. Muita gente já participou de um concurso e não sabe, porque participou de um concurso que se chama vestibular e isso nada mais é que um concurso.

Um concurso funciona assim: um órgão da administração pública tem um cargo vago em seu quadro de pessoal e a forma legal para preencher aquela vaga é através de concurso público. O órgão contrata então uma entidade habilitada para aplicar um concurso público, normalmente uma entidade de ensino ou a ela ligada, a qual elabora todo o processo. Primeiro elabora o edital e quando esse fica pronto é então publicado com todas as regras e informaçoes para participação: cargos, número de vagas para cada cargo, salários, conteúdo a ser cobrado nas provas e outras informaçoes relevantes. As pessoas lêem o edital e decidem se vão participar. Quem vai participar faz a inscrição, paga uma taxa, estuda (ou não) o conteúdo e no dia marcado vai até o local determinado fazer a prova.

O órgão que elaborou a prova faz a correção de emite uma lista ordenada pela nota obtida, da maior para a menor, por cada candidato. Quem não atingiu a nota mínima, conforme regra do edital, não poderá assumir a vaga, mesmo que seja o único candidato. Quem obteve a nota mínima, mas não foi classificado dentro do número de vagas fica na lista de espera, ou lista de aprovados. Se alguém que ficou dentro desse número desistir do cargo então o próximo classificado é chamando. Isso pode acontecer sucessivamente até que expire o prazo de validade daquele concurso ou todos da lista de espera sejam convocados.

Outra dúvida recorrente é saber quem pode assumir uma vaga de um concurso público. Quem preenche todos os requisitos do edital, comprovados documentalmente, e outros requistos legais que vão além do que está explicitamente escrito pode assumir a vaga para a qual concorreu.

Essa foi a forma que os legisladores encontraram para contratar trabalhadores para os órgãos públicos municipais, estaduais e federais dando direitos iguais a todos. As pessoas que obtiverem melhor resultado nas provas são contratadas e as outras tem menores chances. O certo é que a concorrencia está maior a cada concurso e com isso as dificuldades aumentam. É bastante comum num concurso ter centenas de candidatos por cada vaga oferecida. É assim que funciona um concurso público.

Outros artigos

Trabalho nos domingos e feriados
A obrigação de trabalhar e o direito ao descanso
Horas extras
O trabalho nas horas de folga e sua remuneração
O planeta auto-sustentável que vivemos
A Terra, seus biomas e miomas
Feriados, vantagens e desvantagens
Quem ganha e quem perde, quem gosta e quem desgosta
Folgas previstas para 2015
Ótimo para uns, nem tanto para outros
Os meses do ano
Informações adicionais e curiosidades do noosso calendário
O horário de verão
porque ele existe?