Utilizamos cookies neste website para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e análise de tráfego. As informações de uso do nosso site são compartilhadas com parceiros de mídia social, publicidade e análise. Só utilize este website se concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade além das políticas para os serviços de terceiros utilizados neste website.

Aceitar e fechar aviso
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

O horário de verão

porque ele existe?



Porquê o horário de verão existe, suas necessidades e soluções para o seu fim.

 

Por que é adotado Economizar energia e reduzir a demanda no horário de pico de consumo.
Economia de energia Não torna o gasto menor para todas as pessoas porque nem todos dependem de iluminação em horário próximo ao nascer do sol e, normalmente, as pessoas não percebem o valor da conta menor.
Relógio biológico A mudança em uma hora afeta o relógio biológico das pessoas que tem que adiantar sua rotina em uma hora no início do horário de verão e atrasá-la no término do mesmo.
Efeito psicológico O horário de verão faz com que as pessoas afetadas acertem todos seus relógios (em casa e no trabalho) e os responsáveis, na área de Tecnologia da Informação – TI, por acertar os sistemas computacionais tem um trabalho extra de acertar os relógios dos sistemas nos períodos de mudanças, quando os sistemas não são programados para que sejam acertados automaticamente.
Quem gosta Quando perguntamos as pessoas, a maioria delas não gosta do horário de verão.
Soluções para evitar o horário de verão
  • - Aumentar a oferta de energia para evitar o colapso no sistema. O aumento da oferta poderá ser através do aumento da eficiência dos sistemas geradores de energia elétrica, do aumento da quantidade de sistemas geradores.
  • - Criação, melhoramento da eficiência e/ou barateamento dos sistemas que aproveitem energias de fontes alternativas como energia solar e eólica.
  • - Continuar melhorando a eficiência dos aparelhos para que consumam cada vez menos.
  • - Investir em pesquisas para criar, baratear e/ou aperfeiçoar sistemas para que as pessoas possam gerar, nas casas e empresas, energia elétrica. Total ou parcial.

Quer saber quando incia o horário de verão, ou quando o horário de verão termina? Acesse cada um dos links no menu ou nos links deste parágrafo.

Outros artigos

Trabalho nos domingos e feriados
A obrigação de trabalhar e o direito ao descanso
Como funciona um concurso
Informações para quem quer saber como ingressar num cargo público
Horas extras
O trabalho nas horas de folga e sua remuneração
O planeta auto-sustentável que vivemos
A Terra, seus biomas e miomas
Feriados, vantagens e desvantagens
Quem ganha e quem perde, quem gosta e quem desgosta
Folgas previstas para 2015
Ótimo para uns, nem tanto para outros
Os meses do ano
Informações adicionais e curiosidades do noosso calendário