Os meses do ano - Origem dos nomes e números de dias | webcid
webcid.com.br

Os meses do ano

Informações adicionais e curiosidades do noosso calendário



Janeiro

Janeiro, o primeiro mês do ano no calendário juliano e no calendário gregoriano. O mês ter 31 dias e a determinação de que o ano iniciasse em janeiro foi dada pelo imperador Júlio César e ocorre desde 45 a.C. Ele estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, no hemisfério norte. O nome janeiro origina do nome latim Ianuarius em referência a Jano, deus do começo na mitologia romana.

Fevereiro

Fevereiro, o segundo mês do calendário gregoriano tem 28 dias (ou 29 dias nos anos bissextos), mas nem sempre foi assim. Incialmente o mês tinha 29 (ou 30 dias nos anos bissextos), mas o imperador César Augusto, de Roma, que determinou que o oitavo mês tivesse seu nome, determinou também que o mês tivesse 31 dias para não ficar menor que o mês de julho, nome de outro imperador romano, Júlio César. César Augusto determinou então que o mês de fevereiro perdesse um dia. Fevereiro é uma referência de februarius, em latin, o deus romano da morte e da purificação.

Março

Março, o terceiro mês do ano no calendário gregoriano, tem 31 dias, a origem de seu nome vem de Martius, do planeta Marte, e era o primeiro mês do ano no calendário romano. Até a adoção do calendário gregoriano, vários lugares iniciavam o ano nesse mês.

Abril

Abril, o quarto mês do ano no calendário gregoriano, tem 30 dias e seu nome origina da palavra Aprilis, que significa abrir, uma referência à germinação da plantação no hemisfério norte. Existem outras hipóteses para o nome abril. Era o segundo mês no calendário romano.

Maio

Maio, o quinto mês do ano no calendário gregoriano, tem 31 dias. Há duas versões para o nome maio, uma diz que é originado da deusa romana Bona Dea e outra diz que é da deusa grega Maya. Era o terceiro mês no calendário romano.

Junho

Junho, o sexto mês do ano no calendário gregoriano, tem 30 dias e seu nome origina da deusa romana Juno. Era o quarto mês no calendário romano.

Julho

Julho, o sétimo mês do ano no calendário gregoriano, tem 31 dias e seu nome é o nome do imperador romano Júlio César. Era o quinto mês no calendário romano.

Agosto

Agosto, o oitavo mês do ano no calendário gregoriano, tem 31 dias, por determinação do imperador romano César Augusto, que também determinou seu nome em homenagem a si próprio. Originalmente esse mês tinha 30 dias, mas para não ter seu mês menor que o mês anterior, do imperador romando Júlio César, determinou que fosse tirado um dia do mês de fevereiro. Era o sexto mês no calendário romano.

Setembro

Setembro, o nono mês do ano no calendário gregoriano tem 30 dias e seu nome origina da palavra septem, sete em latim. Era o sétimo mês no calendário romano.

Outubro

Outubro, o décimo mês do ano no calendário gregoriano tem 31 dias e seu nome origina da palavra octo, oito em latim. Era o oitavo mês no calendário romano. No ano de 1582, com a adoção do calendário gregoriano, este mês teve apenas 21 dias passando do dia 4 para o dia 15. Esse salto foi para ajustar o calendário juliano que tinha ano bissexto em todos os anos múltiplo de 4 enquanto o calendário gregoriano não tem ano bissexto nos anos múltimplos de 4 que sejam múltiplos de 100, mas que não sejam múltiplos de 400.

Novembro

Novembro, o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano tem 30 dias e seu nome origina da palavra novem, nove em latim. Era o sétimo mês no calendário romano.

Dezembro

Dezembro, o décimo segundo e último mês do ano no calendário gregoriano tem 31 dias e seu nome origina da palavra decem, dez em latim. Era o décimo e antepenúltimo mês no calendário romano.

Como saber quantos dias tem cada mês, sem decorar?

Feche a mão e observe nos picos e nos vales formados por cada dedo em sua parte externa. Os picos indicam os meses com 31 dias e os vales indicam os meses com 30 dias, exceto fevereiro que tem 28 ou 29.

Trinta dias tem setembro, abril, junho e novembro. Fevereiro 28, mas se for bissexto, mais um lhe darão e os mais que sete são 31 todos terão.

 

Link para esse artigo: copie o código abaixo e cole em seu site para linkar esse artigo

 

Comentários
Nenhum comentário está aguardando moderação e nenhum temos para exibir.

 

 

 

© 2006 - 2017; webcid - Política de privacidade - Política de utilização