Como passar em concursos públicos - buscando um lugar | webcid
Utilizamos cookies neste website para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e análise de tráfego. As informações de uso do nosso site são compartilhadas com parceiros de mídia social, publicidade e análise. Só utilize este website se concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade além das políticas para os serviços de terceiros utilizados neste website.
webcid.com.br

Como passar em concursos públicos

Quem já passou em concursos públicos fala como conseguiu ser aprovado.

 


Buscando um lugar no mercado de trabalho

Em se tratando de sobrevivência, no mundo capitalista, o que todos queremos é um lugar para trabalhar. Melhor ainda, um lugar para trabalhar que sejamos respeitados e bem remunerados. Se fizermos o que gostamos, melhor ainda. Você, talvez esteja pensando que deveria ser diferente, que a ordem de prioridades deveria ser diferente. Eu também acho que deveríamos ter objetivos diferentes.

Em primeiro lugar deveríamos procurar o trabalho que gostamos de fazer, para trabalhar com prazer, sem se preocupar com o salário. Sim, sem preocupar com o salário, trabalhar por prazer. O tempo da escravidão já passou, eu sei, logo podemos afirmar que qualquer lugar que estivermos trabalhando perceberemos remuneração, pode até não ser o salário sonhado, mas teremos um retorno financeiro sim.

Depois de estarmos fazendo aquilo gostamos, independente do retorno financeiro, vamos buscar os complementos que podem ser o reconhecimento e melhor remuneração. Uma coisa é certa, quem faz o que gosta torna-se autoridade no que faz. O retorno financeiro poderá vir como recompensa pela nossa dedicação, se não acontecer assim somos livres para procurar um outro lugar para continuarmos dedicando ao nosso trabalho.

O lugar para que recompensa melhor nosso trabalho é uma questão de escolha. Se formos procurar um concurso para o cargo que queremos veremos que, na maioria das vezes, o salário pode variar drasticamente de uma empresa para outra e de uma região para outra. Se o salário é pequeno no sudeste talvez seja maior no sul ou no norte ou no nordeste.

Se lermos os editais dos concursos e observarmos as pessoas que conhecemos veremos que as exigências para um cargo são, quase sempre, proporcionais ao valor dos vencimentos. Um concurso que exige apenas o ensino fundamental certamente terá um salário bem pequeno. Se exigir o ensino médio o salário será melhor. Se exigir um curso técnico, será melhor ainda e dependo do curso técnico terá salário maior que para alguns cargos que exigem curso superior. Se exigir curso superior o salário será melhor ainda. Se exigir um curso superior específico terá um salário melhor que uma vaga que poderá ser preenchida por uma pessoa que tenha qualquer curso superior. Existem alguns cursos, tanto de nível médio quanto de nível superior, que tem salários muito maiores que os demais. É a lei da oferta e da procura que funciona perfeitamente no mercado de trabalho. Se um profissional é muito procurado e está escassa no mercado a remuneração para esse profissional será bem maior que a remuneração para o profissional que está abundante no mercado e será pior ainda se sua procura for pequena.

A busca para quem ainda não está no mercado de trabalho ou quer reengenheirar a vida

A busca por um lugar, por quem quer trabalhar com boa qualidade de vida, consiste nos seguintes passos:

  1. Procure, dentro de você, o que gostaria de fazer.
  2. Aproxime de pessoas que já fazem o trabalho que você quer e investigue bem para ver se realmente é o que você gostaria. Existem pessoas que gostariam de ser médicas, mas que, ao entrar para o curso de medicina, saíram no primeiro período por decepção. Os cursos universitários de computação têm alto índice de evasão. Estas evasões acontecem exatamente porque as pessoas entram em um curso sem saber exatamente o que, depois de formadas, vão fazer.
  3. Estude o que quer fazer com o máximo de dedicação e não se limite ao que se ensina na sala de aula. Assista e, quando for possível, participe de palestras e debates na área escolhida, faça estágios (de preferência nas maiores e melhores empresas do ramo), pesquise muito, faça trabalhos extracurriculares. Procure quem te ajudará fazer projetos para concorrer a bolsas do CNPq e outras instituições de fomento à pesquisa.
  4. Depois de formado não pare por aí, faça especializações.
  5. O emprego e o reconhecimento aparecerão naturalmente.

A busca pelo nosso lugar, por quem quer trabalhar com foco no alto salário, consiste nos seguintes passos:

  1. Procure no mercado a profissão mais rentável (vamos agradecer se você não escolher medicina ou outra profissão que nós dependemos muito).
  2. Procure os cursos mais conceituados
  3. Crie uma rede de relacionamentos com pessoas que podem te ajudar na conquista do emprego com salário alto.
  4. Seja ambicioso (vamos agradecer se você não prejudicar os outros para conseguir seu objetivo)
  5. Não tenha medo, você é capaz.
  6. Procure ser sempre o melhor em tudo que fizer e mostre isso aos outros.
  7. Não se limite à região que mora nem mesmo ao país.

A busca por nosso lugar para quem quer conciliar a qualidade de vida com alto salário

  1. Procure o melhor e que não entre em conflito entre os dois

Para quem já está no mercado de trabalho e que não fez nada do que foi citado acima e não pode ou não está disposto começar quase do zero

Diminuindo a concorrência

  1. Estude o mercado de trabalho, inclusive os editais de concursos, e descubra o que você pode fazer.
    (Existem vagas, em concursos, bem menos concorridas que outras. Procure atender os requisitos destas, pode ser que falte muito pouco.)
  2. Faça cursos para atender aos requisitos dessas vagas.
    (existem cursos à distância e cursos com aulas semanais ou quinzenais.)
  3. Se puder, e quiser mudar de região, procure locais onde tenham poucas pessoas que saibam fazer o que você quer fazer.

Aumentando a eficiência

  1. Procure nunca parar de estudar, não perca tempo com coisas banais (família, amigos e fé não são exemplos de coisas banais).
  2. Estude mais aquilo que você tem mais dificuldade, ou o que sabe menos (procure estudar aprender o que errou em uma prova para não repetir o erro em outra.)
  3. Procure escolas especializadas em cursos para concursos
  4. Monte grupos de estudo.
  5. Aprenda eliminar as alternativas improváveis nas provas objetivas. Mesmo se não souber a resposta, terá chances de acertar.

 

Olegário Costa

 









© 2006 - 2018; webcid - Termos de Uso e Política de Privacidade