Como passar em concursos públicos - obtendo mais chances | webcid
Utilizamos cookies neste website para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e análise de tráfego. As informações de uso do nosso site são compartilhadas com parceiros de mídia social, publicidade e análise. Só utilize este website se concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade além das políticas para os serviços de terceiros utilizados neste website.
webcid.com.br

Como passar em concursos públicos

Quem já passou em concursos públicos fala como conseguiu ser aprovado.

 


Obtendo mais chances de ser aprovado

Um dia desses fou publicado um concurso e dentre as várias opções haviam duas vagas, apenas, para trabalhar com redes de computadores. O edital não especificava o local em que seriam as vagas, mas conversando com um amigo, que já trabalha no órgão que lançou o concurso, ele disse que, com pouquíssimas chances de errar, não abriria nem uma vaga para redes na nossa cidade. Citou suas razões e disse que seria melhor eu escolher cargo, como suporte, que além de ter mais vagas, certamente uma seria na nossa cidade. Outra razão que ele deu foi a de que a prova para redes envolve conceitos mais difíceis, como administração de servidores.

Além das informações e conselhos do meu amigo outra coisa que pesava era o salário que não era compensador para trabalhar em outra cidade, principalmente em uma cidade maior. Pensei um pouco nas vantagens e desvantagens, mas minha vontade continuava sendo a de fazer a prova para redes e não para suporte. Decidi fazer a prova para redes. Quando saiu a relação de candidatos por vaga descobri que haviam mais candidatos por vaga para suporte que para redes.

Chegou o dia e fui fazer a prova, eu e minha incorrigível aversão ao estudo. Não estudei uma letra. Quando saiu o resultado fiquei surpreso por ter ficado em quinto lugar. Fiquei sendo o terceiro excedente e, se enquanto o concurso estiver valendo três pessoas desistirem, posso ser chamado. Continuo torcendo para que não seja para trabalhar em outra cidade, especialmente se for cidade grande onde o custo de vida poderá ser maior. Não pretendo mudar de cidade por pouca coisa, mas se abrir uma vaga em minha cidade, onde o custo de vida também não é baixo, especialmente com moradia meu salário aumentará uns sessenta porcento.

Conclusões da minha escolha por uma vaga virtual

  1. Quando podemos fazer um concurso para uma vaga que muitos acham que é difícil ou não querm temos mais chances de ser aprovados.
  2. É sempro bom ouvir conselhos, mas as conclusões são nossas, os conselhos e ponderações servem como parâmetros para nos ajudar no julgamento.
  3. Se desejar trabalhar em uma área, lute por isso mesmo que todo o mundo seja contra, afinal você é quem vai suportar o dia a dia no trabalho e não o resto do mundo.
  4. Não faça jamais como eu, estude, mesmo eu tendo sido aprovado e chamado em alguns concursos (alguns deles almejados por muita gente) não aconselho ficar sem estudar. Se eu estudasse poderia ter um salário de um juiz federal. Confesso: se eu gostasse de estudar eu faria o curso de direito, sem dúvida. Acho a área muito boa e interessante, mas tenho medo de fazer e ser um profissional medíocre.

 

Olegário Costa

 









© 2006 - 2018; webcid - Termos de Uso e Política de Privacidade